Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Com quem Jesus andaria hoje?


Relato 1: "irmão, você é um evangelista... você tem que andar com evangelistas e pastores; principalmente nas convenções, para ser conhecido pelos outros, para assim conquistar o seu espaço....." trecho de uma conversa amistosa com um pastor da Catedral das Assembléias de Deus.

Relato 2: "com quem eu ando posso ser colocado no mesmo nível". Ipsis litteris. Conversa com outro pastor da Catedral das Assembléias de Deus.

Não caro leitor; não tenho uma visão romântica do evangelho. Acontece que com base nos relatos acima, essa pergunta me tem perturbado há uns 6 meses. Se o Mestre estivesse entre nós como quando esteve com os discípulos, com que será que ele andaria?

Bom, para descobrirmos com quem ELE andaria hoje, temos que recorrer à única fonte de seus atos, pensamentos e palavras: O EVANGELHO!

Lá iremos perceber algumas nuances de como o mestre vivia, agia e o que nos interessa nesse tópico, com quem ele andava.

Iremos descobrir que ele andava com pessoas que viviam à margem da sociedade da época; pessoas de vida duvidosa, procedimentos mais duvidosos ainda; pessoas que não possuíam acesso a "high society": cobradores de impostos, pescadores, mulheres de vida comum, mulheres de vida fácil, amotinadores, samaritanos, gentios,.... Enfim, pessoas que eram desprezadas, que não tinha nada a oferecer ao clero religioso dominante!

 Ao alto clero da época, conforme aponta o Evangelho, ELE ia apenas para confrontar o uso absurdo que eles faziam da religiosidade em detrimento de uma vida correta para com Deus e o próximo. Ou seja, o alto clero tinha muita religiosidade, mas pouco relacionamento com o Criador e sua Criatura. Eles viviam nas praças esperando que alguém lhes saudassem com um altissonamente "Bom dia honorável Mestre Rabino, conhecedor de toda lei!"; eles também gostavam dos primeiros lugares nas sinagogas, do reconhecimento, da reverencia dos outros... Era contra essa estúpida religiosidade que o Mestre batia de frente. Não havia nem ortodoxia nem ortopraxia!

Mas parece que pouca coisa mudou de lá pra cá.

Hoje em nossas "igrejas", não em todas é claro, o que acontece é uma clara distorção do real sentido do evangelho. Com base nos relatos acima se pode concluir que o mesmo espírito que imperava no seio do alto clero religioso da época de Jesus habita em nosso meio – não em todas as igrejas, é claro!. Clareando a idéia: alguns que estão em alta posição na igreja, não se furtam de querer glória, prestigio, honra, reverencia, os melhores lugares, o melhor banquete, a melhor mesa etc. Adoram serem servidos ao invés de, como o Mestre fez e ensinou, servir aos outros. Em pré-congresso, congressos, conferências, seminários, palestras, workshops não têm tempo para falar com uma pessoa “desconhecida”, pois são os “deuses” do evento e tem que “zelar pelo seu ministério”; mas tem tempo suficiente, e o tempo que for necessário, seja durante o dia, noite e até de madrugada, para aqueles que têm “influência e prestigio ministerial”!

Mas a pergunta permanece: com quem Jesus andaria hoje? A resposta, contextualizada hoje com base no EVANGELHO é certa como o alvorecer e fácil como andar para frente: andaria com aquele membro que recebe um salário mínimo e que com esse valor faz um verdadeiro milagre para pagar o aluguel, água, luz, comprar a cesta básica, o botijão de gás, o remédio e ainda colocar crédito no telefone pré-pago; andaria com aquela pessoa que entra e sai da igreja sem ser notado, pois não é conhecido devido suas roupas e calçados; andaria com aquele jovem e adolescente que esta na corda bamba entre o desejo sincero de ter uma vida integra e correta com Deus e ceder a pressão do grupo de amigos para tomar uma cervejinha, ficar com a aquela "mina" ou com aquele “filé” que "ta dando maior mole", ou cheirar uma "carreira"; estaria junto da viúva que vive só e que por ninguém é amparada; estaria com aquela mãe ou pai que perdeu o filho para as drogas, prostituição ou para a eternidade e que dele restou apenas a saudade; estaria com aquele que é desprezado por causa da sua "cor".


Enfim, ELE está com aqueles que sofrem dores na alma, rejeição e desprezo. É com esses que ELE andaria hoje.
É como o escritor disse a acerca do Mestre: “Seu nome será chamado EMANUEL que significa Deus Conosco”, Mateus 1:23


Já já eu volto! 

Um comentário:

  1. Mtoo bom PC.
    Acho que Jesus andaria hj com todas as pessoas que nos colocamos pra 'fora' da igreja com nossos preconceitos... Queremos só os que estão sãos e esquecemos dos que realmente precisam, aqueles que estao jogados na beira da estrada sem sentido de vida, aquele que está em pecado e sendo julgado por toda a cupula, acho que são com esses que Jesus andaria. E com quem devemos andar.
    Uma coisa que nunca entendi e a tal da 'prova' qnd uma pessoa cai em pecado, justo qnd ela mais precisa do apoio dos irmaos, é colocada pra fora de toda comunhão, COMO ASSIM? Jesus não está preocupado em qnts vezes caimos, mas em quem vai estar la pra nos ajudar a levantar.

    Mto bom texto PC

    Abraço
    Raianny Duarte

    ResponderExcluir