Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cristianismo hoje!


Em meio ao mercado gospelizado que a igreja está inserida hoje, penso que uma reflexão do que significa cristianismo é bastante coerente. Primeiro é preciso dizer o que NÃO é cristianismo: cristianismo não apenas ir a igreja, para "sentir-se" bem ou achando que é um lugar seguro para estar; não é a onda do momento ou status social, onde segundo aponta o IBGE, “somos” 26 milhões de evangélicos; não é um sistema dogmatico-religioso com normas, preceitos e métodos para chegar-se a Deus, onde a aparência exterior é mais importante que a transformação que transcende do interior para o exterior; não é mercado consumidor, onde em meio a uma das maiores crises financeiras da historia da economia, o mercado religioso de venda de CDs e produtos correlatos está aquecido, batendo recordes de venda e lucro através das “estrelas” do “mundo gospel”; cristianismo não é ter um “evangeliques” com o uso de jargões, como Deus é Fiel, Amem Jesus, Ta Amarrado, Ora que melhora, Que Benção! Que ninguém entende nada, nem o que fala nem o que houve, afinal como aponta a sociologia, é uma linguagem pertencente a um grupo especifico. Cristianismo também não é local para propaganda político partidária, onde a busca pelo Poder é o alvo principal; cristianismo também não é “seja feita A MINHA vontade assim na terra como nos céus”. Ao contrario de tudo isso, cristianismo é mudança radical de vida e pensamento; é ter relacionamento novamente com o Pai através de uma comunhão intima sem regras ou preceitos normatizando como devo me achegar a Deus. Cristianismo é vivencial, diário; é reconhecer a desgraça do pecado e mesmo assim ter ousadia para chegar diante do Pai pedir perdão e ser restaurado através do seu amor e misericórdia. Cristianismo é vida, dependência Dele, é morrer a cada dia. Cristianismo é viver muito mais tempo nos vales e planícies do que, como vivem os “pseudocrentes”, nas montanhas. Enfim, entendo que cristianismo é muito mais do que usar determinado tipo de roupa ou falar determinada linguagem para agradar alguém ou a denominação que pertenço. Entendo, vivo e sei que cristianismo é morrer para viver!

Um comentário:

  1. Paz do Senhor crente!
    Verdadeiramente achaste um modo de expor as ideias sem ser barrado...
    Concordo com sua visão sobre o cristianismo...e ser cristão é exatamente isto não permitir que a verdade seja omitida! Parabéns, Deus continue a multplicar sua sabedoria!
    paz :D

    ResponderExcluir