Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Senhor ou Servo?

No Evangelho Segundo João capitulo 13 versículo 14, Jesus diz que ele havia lavado os pés dos discípulos para demonstrar que não existe diferença entre o que serve e o que é servido, e aqueles que são "maiores" devem servir aos "menores".
Entretanto, porque mesmo O Mestre dando o exemplo de serviço, ainda existem Pastores, Apóstolos, Bispos, Presbíteros, Diáconos e qualquer outro cargo/função que exista ou possa ser criado, - porque hoje só faltam criar o cargo de Terceiro Adão, Quarta Pessoa da Trindade, Querubim da Guarda etc.-, tais pessoas se julgam maiores que a membresia, merecedores de pompa e regalias? Quem é o Senhor? Quem é o servo? Parece que perdemos a identidade de quem realmente somos... A resposta é simples: as pessoas perderam ou nunca tiveram sentido do que realmente siginifica ser igreja. O evangelho é pregado por alguns para manipular, ludibriar, ficar rico e tantos outros interesses pessoais! Sao poucos os que tem interesse para que o reino de Deus cresça e transforme as pessoas...
Hoje temos até "autoridade eclesiastica" coisa que até agora nao entendi bem, porque a unica autoridade que conheço na igreja é a de Cristo e o mesmo disse que no seu reino nao há dominadores, apenas servos uns dos outros.
Penso que tais"autoridades eclesiásticas" devem ser as primeiras a darem o exemplo e servir aqueles que devem ser servidos, ou seja, a igreja. Para piorar ainda mais a situação alguns justificam tais regalias, utilizam o texto de Romanos 13:7 dizendo que são merecedores de honra. Ora, o texto e o contexto é muito claro, pois o mesmo se refere as autoridades civis e nao governo eclesiástico!.
Alias a maior honra que alguem pode desejar, nao é buscar reconhecimento do pastor, do ministerio, ou de quem quer que seja e sim ouvir as palvras do mestre a dizer: "bom está, servo bom e fiel; entra no gozo do seu Senhor", isso é o bastante para nos.

Quer ser honrado? Busque em Cristo a única honra que ele nos da: sermos considerados servos!


PS. no grego, a palavra servo (Doulus) tem o sentido de escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário