Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

domingo, 30 de outubro de 2011

IGNORANCIA PENTECOSTAL



Com o passar dos anos tenho observado um estigma nas chamadas igrejas de confissão ou teologia pentecostal que chamo de ignorância pentecostal. Ignorante no sentido de conhecimento ou atenção intelectual, não no sentido de educação.
Antes que alguém pense que estou promovendo perseguição contra os pentecostais, sendo preconceituoso ou depreciando o trabalho que tais igrejas fazem, aí vão algumas informações: congrego na Assembléia de Deus desde tenra idade; aceitei a Jesus; fui batizado, e dentro da estrutura eclesiástica exerço o cargo de Evangelista que é o último “posto ou degrau” antes do pastorado. Já ministrei aulas em curso para obreiros sobre administração eclesiástica e homiletica; fui superintendente e professor de EBD, e hoje leciono algumas disciplinas teológicas do núcleo da FATAD em São Sebastião-DF. Com base nessas premissas, penso que tenho propriedade para escrever essas linhas.
A ignorância pentecostal a que me refiro no texto a seguir é a constante orientação implicitamente estabelecida por alguns quanto a desnecessidade de estudo serio do texto bíblico, ou seja, é mais fácil ser ouvido aquele que tenha profusão nos dons, principalmente aquele que promova o individuo do que aquele que se esforça para trazer pela pregação da palavra todo o Conselho de Deus.
Com isso nos arraiais pentecostais é produzido um tipo de pessoa totalmente alheia, alienada e ignorante quanto aos preceitos bíblicos mais básicos e fundamentais. Na maioria dos casos tais pessoas são induzidas a perceberem a vida cristã baseada tão somente na manifestação do carisma. Se por exemplo o pregador traz uma palavra firme e coerente bíblica-teologicamente sobre determinado assunto, mas não fala em línguas estranhas e não “entrega” alguma profecia, é tido como pregador frio e a sua mensagem é considerada sem “graça”. Agora se ele prega uma mensagem totalmente fora de contexto, sem pé nem cabeça, sem nenhuma coerência bíblica, contudo manifesta os dons, com certeza o pregador pregou muito bem e a mensagem foi excelente, mesmo que a pessoa não se lembre de nada do que o pregador disse.
Mas é fácil perceber a causa de tamanho problema: o inicio do pentecostalismo brasileiro foi marcado pela urgência de levar as boas de salvação e da parousia de Cristo, como no inicio do cristianismo no oriente, em todos os cantos do país, sendo uma das marcas da Salvação, segundo o entendimento pentecostal, a manifestação dos carismas. Com isso as igrejas pentecostais, principalmente a A.D. se estabeleciam em qualquer lugar; apenas precisavam de um espaço para erguer o templo. A educação bíblico-teologica sempre foi negligenciada, devido tamanha urgência.
A conseqüência dessa negligencia é a produção de uma igreja alienada e ignorante, que aceita tudo sem capacidade para questionar o que é dito, “visto no ambiente espiritual” ou pregado. Contudo sei que não posso generalizar tal conceito, pois pessoalmente conheço varias pessoas que simplesmente resolveram usar o simples exercício de pensar e saíram dessa alienação psico-religiosa. 

Apenas um exemplo de tamanha alienação e manipulação em que nos encontramos: no dia 22 de outubro as 13 h foi promovido na Catedral das Assembléias de Deus em Brasília DF, sede nacional da AD ministério de Madureira, um evento denominado Festival Global pela Paz ou em inglês Global Peace Festival tendo como slogan: Uma família sob Deus que teve como atração musical algumas figuras do meio gospel brasileiro como Matos Nascimento, Shirley Carvalhãess, Tales Roberto e Jotta-A.
Aparentemente o evento foi feito para promover a busca pela paz, mas olhando nas entrelinhas e nos bastidores a intenção era outra. Poucos sabiam e isso não foi alardeado antes para não “espantar” o publico, mas tal evento na verdade foi promovido por Hyun Jin Moon filho do fundador da seita da unificação, Reverendo Sun Myung Moon que é uma seita oriental totalmente herética que afirma dentre outras coisas que a obra de Cristo ficou incompleta sendo o Reverendo Moon, o próximo Cristo. O pior não foi ter usado as instalações da referida Catedral, e sim a conivente parceria feita pelo presidente da CONAMAD, Bispo Manoel Ferreira e o evento. Em ponto chegamos! O mais surpreendentemente nisso tudo é a AD que sempre, mesmo que tímida e superficialmente, defendeu a supremacia da escritura estar envolvida com uma seita herética como essa. Digo a AD porque quem esta de fora ao ver o apoio do Bispo à realização do evento a conclusão obvia e lógica que se chega é a de que a AD no Brasil, Ministério de Madureira está tendo relações religiosas com a seita da Unificação. O intuito do evento foi apenas um, como percebido no site da Fundação Global pela Paz: “promover o ideal da paz mundial” sendo esse objetivo tipicamente ecumenista.
Como conseqüência do envolvimento da Conamad com a seita da unificação foi a prisão de uma pastor em Goiânia – GO ano passado por divulgar na internet vários vídeos que comprovam o envolvimento do Bispo com a seita da unificação, ou seja, alem da ignorância a que somos submetidos implicitamente agora querem calar as vozes proféticas que  mostram a verdade.
Sinceramente, a ignorância pentecostal esta destruindo o próprio pentecostalismo da Assembléia de Deus e pior do que a ignorância é ter acesso a informação e escolher fechar os olhos para os fatos.
Quem é o filho do reverendo moon: http://www.gpfbrasil.com.br/fundador/
Esclarecimento do Pastor preso em Goiânia Go:










Nenhum comentário:

Postar um comentário