Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ditadura Eclesiástica

Não sou de ficar pendurado no Orkut pra ficar “fuçando” o perfil dos meus contatos. Tenho meu perfil para não perder contato com amigos ou conhecidos, mesmo que virtualmente, e também porque lá tem algumas comunidades que participo. Participo de algumas porque simpatizo com o tema e porque refletem a forma como vejo o mundo, ou simplesmente para estar lá.

Contudo, em uma delas tive o desprazer de ver meus textos apagados porque simplesmente escrevi o que pensava sobre um determinado tópico; o pior de tudo é que ela representa uma igreja que fica na cidade onde moro. Digo pior porque uma igreja abriga pessoas com histórias de vida diferente. Cada uma possui uma forma muito peculiar e única de ver o mundo, pensar, sentir e principalmente, de relacionar-se com Deus. Não existe regra ou um padrão único para relacionar-se com Deus, prova disso é que um dos títulos de Jesus significa Emanuel, ou seja, Deus conosco. Deus conosco significa Deus que fala a nossa linguagem; que sabe da nossa dor; que está conosco em momentos de montanhas e de vales; Deus que se envolve, se relaciona com a sua criatura de forma que essa criatura o perceba de forma mais clara possivel.


Mas infelizmente nessa comunidade, aqueles que pensam diferente são tolerados por um breve espaço de tempo enquanto tal forma de pensar não confronta a forma de pensar ali defendida e imposta. Quando chega a esse nível, o dialogo cessa e a ditadura eclesiástica (como costumo chamar todo tipo de imposição de uma idéia dominante) é imposta.


No meu caso em particular, a ditadura foi imposta quando os meus textos foram apagados unicamente porque confrontavam e questionavam os desmandos de alguns “lideres eclesiásticos”, como se ser cristão fosse sinônimo de suicídio intelectual. Como já diria o escritor inglês John Stott, “Crer é também pensar”.

Mais interessante ainda é a incoerência que tenho observado de varias igrejas evangélicas contra o movimento homossexual. De um lado, o movimento homossexual quer impor uma “ditadura branca” por meio de lei a todos aqueles que não concordem com a sua pratica sexual (sobre esse assunto vou postar em outro tópico) e de outro o movimento evangélico se levanta contra tais leis dizendo que elas são uma forma de limitar o direito a livre manifestação de pensamento e crença. Percebo a incoerência nesse ponto: se a igreja evangélica brasileira luta contra a ditadura homossexual, porque a mesma impõe sua própria ditadura para seus membros? É como diz o poeta João Alexandre: É Proibido Pensar.

Percebo claramente um clima de “cala a boca” em varias organizações evangélicas; dentre elas onde sirvo a Deus e aos membros, onde ainda habita o sistema coronelista do século passado.


Realmente,                                                          


principalmente escrever...




Um comentário:

  1. amei amigo.....
    realmente isso está acontecendo, e o pior é que, é muito comum...
    como se ser cristão, fosse apenas olhar para fora da igreja e não perceber as misérias que ocorrem dentro da casa do nosso Pai.


    hey, quando puder dá uma olhada em um novo blog, estamos no inicio, mas acho que será legal: http://www.catarzo.tk/

    thanks!!!

    ResponderExcluir