Seja bem vindo ao blog Inquietação Protestante!


Esse espaço tem por objetivo comentar e trocar ideia sobre a situação atual da chamada "igreja evangélica brasileira"; igreja essa - em vários casos, mas nem todos - desvirtuada da sua missão e cheia de modismos, sejam eles vindos de outros países que nada tem a ver com a formação cultural-religiosa do Brasil ou na maioria dos casos, como tenho observado, uma igreja cristã-judaizante, ou seja, crê em Jesus como salvador, mas busca no AT, versículos, cultura e costume para defender suas práticas desconexas do NT.

Tambem é um espaço para comentar a situação contemporânea onde estamos inseridos como igreja, e pensar no que e como fazer para sermos, como diz o Mestre, "Sal da Terra e Luz do Mundo" em uma sociedade que caminha sem referenciais.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

.. foi pro saco, é só mais um...

Na terça feira, 25-05 assisti um programa, (sim, ainda existe vida inteligente na T.V. brasileira) chamado A Liga, que é uma espécie de documentário jornalístico (por favor, me corrijam os que trabalham na área) onde apresenta algumas facetas da sociedade brasileira.

O programa veiculado abordou o seguinte tema: "Viver da morte".
No programa foi retratado como vivem as pessoas que tiram o sustento da morte, ou seja, médicos legistas e peritos criminais; donos de funerárias e as pessoas que trabalham no cemitério enterrando e exumando aqueles que foram dessa para um melhor ou pior, quem sabe!

A reportagem focou quatro facetas da "desencarnação":
1- quando os policiais vão para a cena do crime investigar a morte de alguém e dai levam o corpo para IML, para fazer a necropsia, que é para determinar a causa mortis;

2- as pessoas que trabalham em funerárias onde preparam o corpo deixando mais "aceitável" na hora do funeral;

3- aqueles que trabalham no cemitério enterrando ou desenterrando (em caso de exumação) o falecido;

4- e também aqueles que estão com uma doença em estado terminal, como um câncer, por exemplo, esperando a dona morte chegar, mas mesmo assim não perdem a força e a esperança de continuar a viver.

Mas não quero me prender a tais detalhes da matéria. Quero fazer aqui menção de algumas questões que me inquietaram, mas que todos nós, sem exceção, as vezes não se apercebem delas.

O interessante na matéria que todos nós, sem exceção, iremos parar na geladeira do necrotério, não importa quanto dinheiro tenhamos, ou de qual classe social sejamos.

Por isso porque alguns são tão arrogantes e orgulhosos a ponto de desprezar e humilhar o próximo?

Seguindo essa linha de pensamento, alguns cristãos se gabam de serem tão espirituais; tão “conhecedores” de Deus; se acham tão crentes ao colocarem um terno; são tão crentes e mesmo assim esquecem que um dia irão parar no saco, e serão como diz o APC 16, apenas mais um.

Não adianta o glamour, o dinheiro, o poder, o prestigio, os títulos, a nobreza, o reconhecimento dos homens ou da sociedade; os acertos ou os erros cometidos; os livros que foram ou não escritos; os projetos que foram ou não concretizados; todos nós iremos ter que enfrentar o fim um dia.

E lá seremos todos iguais, embora o dinheiro seja hoje o diferencial, lá seremos iguais!


Um comentário:

  1. legal a reflexão mais vc comentou muito pouco, o assunto é longo, quando começou dissertar vc parou, q foi? comenta mais, ai depois vai ficar mais interessante, vc tem conteúdo.

    flw tiago.

    ResponderExcluir